Esforço de Dilma contra corrupção cria padrão mundial, diz Hillary


José Antonio Lima, CartaCapital

“Em seu segundo dia de visita ao Brasil, a secretária de Estado dos Estados Unidos, Hillary Clinton, pareceu empenhada em desfazer o clima de desconfiança entre Brasília e Washington surgido na semana passada, durante a passagem da presidenta Dilma Rousseff pelos EUA. Após defender uma vaga ao Brasil no Conselho de Segurança das Nações Unidas, Hillary fez nesta terça-feira 17 um elogio significativo a Dilma. De acordo com Hillary, o empenho de Dilma “em favor da abertura e da transparência absoluta contra a corrupção cria um padrão mundial”. Hillary fez o comentário durante a 1ª Conferência Anual de Alto Nível da Parceria para Governo Aberto, realizada em Brasília.

A Parceria para Governo Aberto é uma iniciativa conjunta de Brasil e Estados Unidos. Firmada em setembro de 2011 por Dilma e Barack Obama, ela prevê ações que proporcionem “maior participação popular nos assuntos públicos” (confira a íntegra da declaração) e que busquem tornar os governos mais “transparentes, ágeis, responsáveis e eficientes.” Em Brasília, 43 países assinaram acordos de adesão à parceria e anunciaram medidas para ampliar a transparência. Entre elas estão novos mecanismos para monitorar as ações dos governos, o lançamento de sites para divulgar informações públicas e até prêmios para cidadãos e empresas que utilizem bem as informações governamentais.

A principal iniciativa do Brasil para cumprir o proposto pela Parceria para Governo Aberto é a Lei de Acesso à Informação. A legislação entra em vigor em 16 de maio e regulamenta o acesso a dados públicos, por jornalistas e cidadãos. Segundo Dilma, os esforços de seu governo não ficarão apenas nesta lei. Ela prometeu melhorar a forma como o dinheiro público é usado. “Queremos também aprimorar a qualidade do gasto público, reduzir gastos e racionalizar processos”, disse. “O bom uso dos recursos públicos, a eficiência e combate à corrupção são duas faces da mesma moeda que devem caminhar juntas”, completou.”
Matéria Completa, ::Aqui::

Comentários