As duas caras do Itaú


“Roberto Setúbal ironiza política do governo por mais crédito ao público: "Árvores não crescem até o céu"; após demitir 7.728 bancários em 12 meses e lucrar R$ 3,4 bi no primeiro trimestre, reclama da vida de banqueiro: "Os lucros são nominalmente altos, mas a rentabilidade não"; na tevê, garoto propaganda Luciano Huck diz que o Brasil mudou e o Itaú também; assim?


De terno e gravata, em seu gabinete ou em palestras ao mercado, o presidente do Itaú Unibanco, Roberto Setúbal, tem-se mostrado um dos mais reticentes, entre os grandes banqueiros do País, em apoiar e praticar a política do governo de baixar juros, reduzir margens de lucro e ampliar os empréstimos ao público. Na contramão da política de crescimento, a instituição que ele preside demitiu 7.728 sete mil funcionários nos últimos doze meses, nas contas das entidades de classe dos bancários, e, sempre que pode, o próprio Setúbal lança farpas de ironia sobre os incentivos oficiais a um novo momento no setor. "O crédito não vai mais subir no ritmo de 30% ao ano", determinou Setúbal, na quarta-feira 20, em palestra. "Árvores não crescem até o céu.

A mesma crueza não se vê nas frases de outra face pública do Itaú, o garoto propaganda Luciano Huck, de camisa laranja. Na publicidade da tevê, o eterno rapaz diz que o Itaú é um banco dos novos tempos, que reconhece que o Brasil mudou e que está mudando junto. Um banco feito para ajudar, alinhado, aparentemente, com a direção que os últimos governos vêm apontando para a sociedade. Uma propaganda de fundo político, assim. Na vida real ditada por Setúbal, no entanto, esse apoio é de todo complicado. "Empréstimo exige capital e capital precisa ser remunerado. O problema não está nas margens grandes", afirmou ele em sua palestra na quarta, fazendo, nitidamente, uma defesa dos 'grandes' spreads, que é como são chamadas as diferenças entre o preço de captação de dinheiro de um banco e o valor que este mesmo banco cobra para emprestar a seus clientes. "Há pressões por todos os lados", reconheceu, sobre o movimento do governo e da sociedade contra os altos spreads. "No fim, a racionalidade vai prevalecer".

Em defesa de seu lucro de R$ 3,4 bilhões no primeiro trimestre deste ano, não daria para o presidente do Itaú dizer que se tratou de pouco dinheiro, mas ele deu um jeito de reclamar do resultado. "Os lucros são nominalmente altos, mas não a rentabilidade", acentuou.

Diante da discrepância entre o que o Itaú prega em suas propagandas com Huck e a estratégia que revela com Setúbal, vale sempre perguntar qual das caras do Itaú é a que realmente vale.”

Comentários

SuperSogra disse…
è irritante ver o Luciano Hulk se fazendo de bonzinho e tentando fazer o Itau parecer bonzinho e tentando dar a impressão de que o baixou o juros por que quiz. Ele fez isso por que os dois concorrentes de peso BB e CEF foram obrigados a baixar o juros pelo governo
Anônimo disse…
Esse Luciano é um ridículo !!!! Falso e arrogante.
Mackson disse…
Dê um homem uma arma e ele roubará um banco; dê um homem um banco e ele roubará o mundo.
Anônimo disse…
O que mata é o pessoal criticando o Huck como se ele fosse o culpado. Dúvido que qaulquer um de vcs hipócritas não diria o mesmo em um comercial ganhando o cache que ele ganhou. Ele está vendendo o peixe dele e muita gente está comprando.
Rafael disse…
Para quem gosta de acumular conhecimento, o quadro Lata Velha do mesmo sr. Luciano, é na verdade uma tremenda fraude,assim como tambem é a grande maioria de quadros da tv, como sonhar um sonho, de volta para o aconchego, etc.
Analizem,se a TV vive de propaganda e contando que a grande maioria esmagadora não pode pagar uma assinatura,porque ela vai investir um capital alto, para ajudar um ze mane qualquer da vida?
é só pensar com logica que voce compreende.
E nisto tudo, inclui-se o Sr Luciano , que esta la para ganhar dinheiro apenas e tão somente.
Foda-se o que tem que se dizer.
E para terminar, voces acham que os juros do bancos estão altos?
Não se esqueçam que a poupança pagava meio por cento ao mes e ainda assim, conseguiram diminuir este percentual.
E esta porra de captch no final,é o cú da mãe do responsável por esta merda.
Vão se foder com esta porra ilegivel.