Erundina será a vice de Haddad em São Paulo


“PT já aceitou a sugestão do governador de Pernambuco e presidente nacional do PSB, Eduardo Campos; falta apenas diminuir a resistência de ala do partido socialista liderada pelo presidente estadual Márcio França; anúncio oficial é esperado para a próxima sexta-feira


O PSB ofereceu o nome da ex-prefeita e deputada Luiza Erundina para ocupar o posto de vice na chapa do pré-candidato do PT à Prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad. Segundo o jornal O Estado de S.Paulo, o PT acatou o nome da parlamentar -- a matéria do Estadão foi replicada pelo presidente nacional do PT, Rui Falcão, em seu site. A expectativa é de que o anúncio da parceria com Erundina seja feita na próxima sexta-feira.

Erundina havia sido sondada pelo governador de Pernambuco e presidente nacional do PSB, Eduardo Campos, há 13 dias e aceitara a missão. Mas o 'sim' estava condicionado ao consenso entre PT e PSB. O PT aguardava ainda uma conversa final entre Erundina e a direção do PSB ainda hoje em Brasília. Antes de bater o martelo, o PSB busca diminuir a resistência da ala paulista do partido à escolha -- a deputada federal não é ligada ao grupo do presidente estadual do PSB, Márcio França, que trabalhou pela aliança com os tucanos.

"É o diretório nacional que está fazendo a discussão", disse a deputada ao Estado de S.Paulo. "Ainda não há fundamento nem base para eu comentar essa questão", disse. Questionada se toparia ser vice de Haddad, a ex-prefeita disse: "Não parei para pensar isso ainda". Mas Haddad já elogiou a parlamentar nesta quarta-feira. "Luiza é uma mulher partidária, tem muito respeito da militância petista. Ela tem tradição na luta social e um padrão ético incontestável. Está mais próxima de nós, para a minha honra", disse o ex-ministro da Educação."

Comentários

José da Mota disse…
São Paulo forma a mais genial e eclética aliança política que sequer o maior dos gênios do marketing político poderia imaginar. O que naturalmente levará à vitoria da disputa eleitoral mais cobiçada do país, a prefeitura de São Paulo.
São tantos acertos políticos em todas as suas áreas, que vai de costuras políticas em pequenos municípios, prefeitura de São Paulo em si, governo federal, aproximação definitiva e concreta do PSB com a aliança governista e, principalmente a demonstração de confiança total do PSB na Presidente Dilma.
De onde naturalmente gerará maior aproximação e virão mais projetos para os estados comandados pelo PSB, e, mais ministérios para o partido.
É de se admirar e repetir para acreditar, em uma estratégia política que seria racionalmente inimaginável, um golpe de sorte, mudar não só a vitória da disputa pela prefeitura de São Paulo, mas todo um quadro político nacional.
Como se fosse um projeto planejado em algum escritório fechado de universidades excepcionais como Universidade Federal de Juiz de Fora, UFRJ ou harvard nos EUA, mas por algum político brasileiro conhecedor profundo de nossas mazelas.
Como se fosse uma tese de doutorado, PHD, com o título, "Passo a passo para mudar a política brasileira de mãos para sempre" ou "Os novos rumos do Brasil" ou mais brilhante ainda "Brasil de pé em solo esplendido".
Como para o PT no início das negociações para a campanha eleitoral de São Paulo perder o apoio de Kassab foi considerado uma derrota fatal.
A surpresa da chegada da surpreendente Luíza Erudina (PSB) como vice de Haddad foi sensacional, e ainda como a cereja do bolo ganharam o apoio do PP paulista. Confirmando a derrota triplamente fatal, do Serra.
Quanto à PSB, planejamento passo a passo em Harvard por quem conhece o Brasil a fundo, acho bom perguntarem a Ciro Gomes se ele teve algo haver com toda essa reviravolta na política brasileira.
Paro por aqui, porque sobre este tema há muito o que conjecturar. Em outra oportunidade volto à ele com prazer, e haverá, um tanto bom. José da Mota.