Joaquim Barbosa vai ao Planalto convidar Dilma para posse no STF

Portal Terra

“O ministro relator do julgamento do mensalão, Joaquim Barbosa, se reuniu na manhã desta segunda-feira com a presidente Dilma Rousseff no Palácio do Planalto. Segundo a assessoria de imprensa da Presidência, Barbosa foi pessoalmente entregar o convite para a sua posse como novo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF).

Barbosa é o primeiro negro a presidir a mais alta corte do País. A cerimônia está marcada para o dia 22, às 15h, no plenário do STF. O ministro foi eleito no dia 10 de outubro e irá substituir Carlos Ayres Britto, que irá se aposentar compulsoriamente porque completará 70 anos no final de semana. O ministro Ricardo Lewandowski, revisor do mensalão, foi eleito vice-presidente.

Mineiro de Paracatu, Joaquim Barbosa chegou ao Supremo em 2003, indicado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Por ironia do destino, sua cadeira na Corte foi negociada pelo advogado Antonio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, defensor de poderosos em Brasília, inclusive do publicitário Duda Mendonça, réu no processo do mensalão. Kakay levou o nome de Barbosa a ninguém menos que José Dirceu, a quem o ministro condenou por corrupção ativa pelo envolvimento no esquema de compra de apoio político durante o primeiro mandato do governo Lula.

Embora se diga que ele é o primeiro negro a ser ministro do STF, ele foi, na verdade, o terceiro, sendo precedido por Hermenegildo de Barros (de 1919 a 1937) e Pedro Lessa (de 1907 a 1921)."

Comentários