Ombusman aponta apagão na cobertura da Folha


“Segundo Suzana Singer, o maior jornal do País foi excessivamente alarmista em relação à suposta crise do setor elétrico e poderia vestir a carapuça dos que foram "do contra" em relação ao corte das tarifas da energia; segundo ela, o jornal pintou um cenário de "pré-caos"


O espaço interno da Folha, dedicado à crítica ao jornal, questiona a postura da publicação em relação ao corte das tarifas de energia. Segundo a ombudsman Suzana Singer, o jornal foi excessivamente alarmista em relação à suposta crise do setor elétrico. Leia abaixo:

OMBUDSMAN


Lusco-fusco

Jornal exagerou risco de racionamento e destacou pouco as vantagens do corte na tarifa de luz

Em pronunciamento em rede de rádio e televisão, na quarta-feira passada, a presidente Dilma criticou aqueles que, "por precipitação, desinformação ou algum outro motivo", previram racionamento de energia e duvidaram que o governo conseguiria reduzir a conta de luz.

A carapuça serviria na Folha? De certa forma, sim.

Nos últimos cinco meses, o jornal exagerou o risco de racionamento e destacou pouco as vantagens econômicas advindas da queda do preço da energia.

A Folha começou essa cobertura com um gol: informou, com exclusividade, que Dilma anunciaria, na véspera do feriado de 7 de Setembro, uma diminuição na conta de luz de casas e indústrias.

Seguiram-se várias reportagens que questionavam os custos desse corte e, depois, uma série de notícias sobre a situação preocupante dos reservatórios por causa da escassez de chuvas.

Até aí, tudo bem, é papel da imprensa revelar problemas que o governo prefere manter longe dos olhos do público. Não se trata de "falta de fé" no país, como disse Dilma, num apelo nada democrático ao nacionalismo.
O problema é que o noticiário embarcou numa toada cética e crítica. Basta ver os títulos:

"Conta de luz para residências pode cair só 10% em vez de 16,2%"

"Para compensar luz barata, imposto nos Estados pode subir"

"Com tarifa menor, elétrica deve distribuir menos lucro"

"Luz mais barata 'corrói' verbas sociais"

"'Apaguinhos' crescem e corte de luz bate recorde em 2012"

"Para analista, chuvas não vão encher reservatórios"

Há 20 dias, a manchete do jornal anunciava que "Escassez de luz faz Dilma convocar o setor elétrico". O título interno era ainda mais alarmista:

"Racionamento de luz acende sinal amarelo".

Tratava-se de um exagero, baseado, em parte, em uma informação errada obtida em "off": a tal reunião de emergência, que a presidente teria convocado durante as férias, estava agendada desde dezembro. O jornal publicou só uma correção.

Na terça-feira passada, o alarme tocou novamente, desta vez por causa de 2014: "Para Aneel, há risco de faltar luz na Copa", dizia a capa de "Mercado". A reportagem usou um relatório que aponta problemas graves no cronograma das obras que garantirão energia para as cidades-sede do Mundial. Só que o jornal não mencionou que, entre as conclusões, havia a ressalva de que "a maioria desses atrasos não oferece risco iminente ao abastecimento de energia para a Copa de 2014".

A Redação não acha que errou, já que o relatório deixa claro que, se não houver "aceleração urgente" no ritmo de implantação das obras, haverá risco de falta de luz.

Esse último exemplo ilustra bem o problema geral dessa cobertura: tirando o governo, ninguém duvida que o sistema energético brasileiro trabalha no seu limite e que as obras para ampliá-lo estão atrasadas. É preciso apontar isso, mas sem exagerar a dose. Entre o mundo róseo descrito por Dilma na televisão e o pré-caos pintado pela Folha, deve estar a realidade.”

Comentários