Por que Cuba continua sendo tão importante?



Ilha caribenha cercada de capitalismo por todos os lados outra vez na berlinda; como se ainda estivesse de boina na cabeça e metralhadora em punho, Fidel Castro marcado pelos anos segue sendo referência; para o bem e o mal; regime promove reformas como as que trazem Yoani Sánchez ao Brasil, mas Sociedade Interamericana de Imprensa gasta milhões para fazer dela, em 10 países, mártir; avanços se refletem em governo populares da América Latina, mas não suavizam boicote econômico americano; de Eisenhower, na década de 1950, à Obama, com agravantes nos governos democratas de Kennedy e Clinton, o que se quer é matar o sonho socialista; que tal compreender Cuba em lugar de só atacá-la?

Marco Damiani, Brasil 257

A partir da maior ilha do Caribe, cercada de capitalismo por todos os lados, o comandante Fidel Castro ainda parece estar, aos olhos de muitos, de boina militar, grossos óculos de grau e metralhadora em punho. No auge da forma, ao lado de Guevara e Cienfuegos. Afinal, continua a maior potência econômica da terra a querer derrubá-lo. É assim desde a imposição pelos Estados Unidos, em 1958, às vésperas da vitória da revolução popular, do boicote econômico. Obra do presidente republicano (e general) Dwight Eisenhower, ampliada pelos democratas John Kennedy e Bill Clinton, mantida sem cerimônia por Barack Obama. Lá se vão 54 anos jogando contra.

Agora, a estratégia econômica de cerco a Cuba é acrescida de uma jovem face política. Sob os auspícios da Sociedade Interamericana de Imprensa, entidade fundada em Washington D.C., em 1926, com sede permanente na Flórida, em Miami, e cuja próxima assembléia geral está  marcada para Denver, no Colorado, a blogueira Yoani Sánchez começou pelo Brasil uma viagem a nove outros países. Tem um recado na ponta da língua: quer democracia para Cuba.

A que tipo de democracia ela se refere não fica bem claro. Seria, por exemplo, o regime que os americanos implantaram no Iraque, com George W. Bush e Barack Obama? Ou, antes, na década de 1980, naquela que resultou da invasão a outra ilha caribenha, Granada, sob os mariners de Ronald Regan? Talvez a democracia que vigore na vizinha Jamaica, que ostenta na capital Kingston a considerada maior favela do mundo, Trenchtown? Ou a democracia como a monitorada no Líbano, onde qualquer um pode vencer as eleições sem protestos, à exceção do Hizbollah, preferido da maioria? A democracia imposta à Palestina? Quem sabe democracias como as existentes nos países africanos, entregues à própria sorte?”
Matéria Completa, ::AQUI::

Comentários

Anônimo disse…
Muda pra lá então. Se fosse tão bom lá, niguem iria se arriscar para fugir em um bote precario correndo risco de acabar sendo vitima do oceano. O socialismo em Cuba mais um pouco de tempo acaba. E como o Feudalismo vai ser so mais um capitulo da história. Somente meia duzia de psedos intelectuais ainda iram querer essa desgraça.
Márcio F. disse…
Só acredito no autor deste post quando vir sua passagem pra Cuba publicada e seu passaporte queimado quando ele chegar lá, pra ter a certeza q não vai querer voltar!
Anônimo disse…
Importante para comunistas da internet o facebook,só se for.
Anônimo disse…
* ou do
Jefferson Elifas disse…
Uma mulher que sai pelo mundo falando mau do pais que nasceu. Ganahndo em dolares pra isso e louca pra possuir um carro importado e um iphone. Ela vem pro Brasil dizer que ker a mesma democracia daqui la em Cuba. Ki democracia é essa que pune com demição um estagiário que postou uma foto de um rato e fez um comentario infeliz no facebook.? Essa ilusão de democracia que temos aki é que a maioria não encherga!
Meu Deus, esse negocio de embargo é o maior engodo já feito nas últimas décadas.....nem um Pais do mundo é tão idiota de vender alguma coisa, salve Brasil que emprestou dinheiro a Cuba através do pobre BNDES que nunca mais verá essa merreca..pois esse paíseco não produz nada graças a revotions que transformaram numa ilhafavela, pois sem capital não financia nada...se tivesse embargo de verdade era só proibir a entrada de dinheiro enviados por cubanos exilado em miami..........