Argentina vê Francisco como delator de irmão torturado


Graciela Yorio, 67, segura a foto do seu irmão Orlando, torturado pela ditadura argentina, na sua casa em Buenos Aires

Silvana Arantes, Folha de S. Paulo

“O papel que Jorge Mario Bergoglio desempenhou no sequestro e na tortura pela ditadura militar argentina (1976-1983) do padre Orlando Yorio ainda está por ser decifrado.

Que o agora papa Francisco use seu irrestrito poder na igreja para liberar documentos que esclareçam definitivamente qual foi sua atuação durante o regime militar é uma exigência de Graciela Yorio, 67, irmã do padre.

"Não quero sujar a imagem do papa. Que ele desfrute de seu poder. Mas exijo que a igreja nos ajude a encontrar a verdade", afirma a argentina à Folha, em entrevista concedida em sua casa, no extremo norte de Buenos Aires.

Particularmente, Graciela está convicta de que Bergoglio delatou seu irmão aos militares como sendo próximo à militância de esquerda, rotulando-o de "guerrilheiro".

Essa suspeita levou à prisão de Yorio, que foi torturado no principal centro clandestino de detenção em Buenos Aires durante a ditadura, a Esma (Escola de Mecânica da Marinha). "Meu irmão não tinha dúvidas sobre isso. E eu acredito em meu irmão", afirma Graciela.”
Foto: Ignacio Sanchez
Matéria Completa, ::AQUI::

Comentários