O nazijornalismo do CQC


"Dar um microfone a uma criança, ou usá-la como instrumento pérfido de manipulação, como fez o CQC com José Genoíno, não faz dela um repórter – e, provavelmente, não irá ajudá-la a construir um bom caráter. É um crime"

Leandro Fortes, CartaCapital / Vi o Mundo

"A violência do CQC contra o deputado José Genoíno alcançou, essa semana, um grau de bestialidade que não pode ser dimensionado à luz do humorismo, muito menos no campo do jornalismo. Isso porque o programa apresentado por Marcelo Tas, no comando de uma mesa onde se perfilam três patetas da tristeza a estrebuchar moralismos infantis, não é uma coisa nem outra.

Não é um programa de humor, porque as risadas que eventualmente desperta nos telespectadores não vem do conforto e da alegria da alma, mas dos demônios que cada um esconde em si, do esgoto de bílis negra por onde fluem preconceitos, ódios de classe e sentimentos incompatíveis com o conceito de vida social compartilhada.

Não é jornalismo, porque a missão do jornalista é decodificar o drama humano com nobreza e respeito ao próximo. É da nobre missão do jornalismo equilibrar os fatos de tal maneira que o cidadão comum possa interpretá-los por si só, sem a contaminação perversa da demência alheia, no caso do CQC, manipulada a partir dos interesses de quem vê na execração da política uma forma cínica de garantir audiência.

A utilização de uma criança para esse fim, com a aquiescência do próprio pai, revela o grau de insanidade que esse expediente encerra. O que se viu ali não foi apenas a atuação de um farsante travestido de jornalista a fazer graça com a desgraça alheia, mas a perpetuação de um crime contra a dignidade humana, um atentado aos direitos humanos que nos coloca, a todos, reféns de um processo de degradação social liderado por idiotas com um microfone na mão.

A inclusão de um “repórter-mirim” é, talvez, o elemento mais emblemático dessa circunstância, revelador do desrespeito ao ofício do jornalismo, embora seja um expediente comum na imprensa brasileira. Por razões de nicho e de mercado, diversos veículos de comunicação brasileiros têm lançado, ao longo do tempo, mão dessa baboseira imprestável, como se fosse possível a uma criança ser repórter, ainda que por brincadeira.

Jornalismo é uma profissão de uma vida toda, a começar da formação acadêmica, a ser percorrida com dificuldade e perseverança.

Não existem repórteres-mirins, como não existem médicos-mirins, advogados-mirins e engenheiros-mirins.

Jornalismo é uma profissão de uma vida toda, a começar da formação acadêmica, a ser percorrida com dificuldade e perseverança. Dar um microfone a uma criança, ou usá-la como instrumento pérfido de manipulação, como fez o CQC com José Genoíno, não faz dela um repórter – e, provavelmente, não irá ajudá-la a construir um bom caráter. É um crime e espero, sinceramente, que alguma medida judicial seja tomada a respeito.

Existem, sim, cretinos adultos.

E, a estes, dedico o meu desprezo e a minha repulsa, como cidadão e como jornalista.”

Comentários

Anônimo disse…
Concordo com o post. O CQC é um dos programas mais sensacionalistas que eu já vi, chega dar nojo...
Anônimo disse…
O cqc e' tudo isso mesmo, porem o mensaleiro nao devia estar la. Como pode um condenado assumir um mandato parlamentar, essa e' a verdadeira afronta. E ainda se faz de vitima. Merece e' cadeia mesmo.
Waldinelson Silva Pereira disse…
PeTeba sem quer ter razão. parece pombo. so faz merda e sai com o peito estufado.
Anônimo disse…
O programa da tv brasileira q pergunta oq precisa ser perguntado!

José Genuino , uns dos maiores pilantras do Brasil, crime é ele estar livre
LucaS Edgerly disse…
Enquanto você se "preocupa" com o programa CQC, políticos corruptos estão sugando dinheiro publico e nem deveriam estar atuando em seus cargos atuais... eu desprezo esse tipo de comentário, porque esse programa faz o que ninguém tem coragem!
Daniel disse…
este post foi para que??deixar esse vagabundo , ladrao com ar de inocente, esse hipocrita que o fez deve ser um lacaio desse MONTE DE MERDA do geniono ladrao vagabundo , que merecia e estar na CADEIA!!!
Hugo disse…
Me parece mais frustração e orgulho ferido da parte do autor, por não ter uma oportunidade como a do jovem repórter.
Formação acadêmica é importante sim, mas não é essencial.
Quanto a comparação entre um jornalista-mirim e um médico-mirim, essa é no mínimo ridícula, fazer perguntas e buscar notícias não colocam a vida de ninguém em risco, ao contrário da realização de uma cirurgia, por exemplo.
Anônimo disse…
rapaz do céu, enqto pessoas tentam mostrar a podridao da política brasileira e ver se com isso a populaçao começa a tomar umaprovidencia você vem santificar o "genioino", o mundo ta nofim mesmo
Anônimo disse…
A o CQC que é errado? Me poupe meu amigo. Politico faz oq quer e qdo alguem os trata como palhaços, pq é isso que elessao, vc me diz que é errado?

Fica aqui meu asco por pensamentos como o seu.
Qualquer semelhança é mera coincidência ... disse…
José Genoíno essa semana alcançou , um grau de bestialidade no comando de uma mesa onde
patetas da tristeza a estrebuchar moralismos infantis se perfilam, porque as risadas que
eventualmente desperta o que não pode ser dimensionado à luz e sim a
violência na maioria que sim tem educaçao adequada, mas nao informação apropriada dos demônios que cada um esconde em si
social compartilhada.No entanto, não podemos esquecer que a complexidade dos
estudos efetuados acarreta um processo de reformulação e modernização de todos os recursos funcionais envolvidos.
Porque a missão equilibrar os fatos de tal maneira que o cidadão comum possa interpretá-los por si só,
sem a contaminação perversa da demência de deputado José Genoíno, Desta maneira,
a determinação clara de objetivos exige a precisão e a definição das condições inegavelmente apropriadas.
manipulada a partir dos interesses de quem vê na execração da política uma forma cínica de garantir
a inclusão do elemento mais emblemático dessa circunstância, desta maneira, o comprometimento entre as equipes faz
parte de um processo de gerenciamento do retorno esperado a longo prazo. revelador do desrespeito ao ofício da Politica
embora seja um expediente comum Por razões de nicho e de mercado, diversos veículos de informação
como se fosse possível a uma criança ser Politico e deixando ser pai de familia, a qual tira da sua propria
geraçao que gerou neste mundo.

.NÂO FODE PORRA.
Anônimo disse…
POBRE GENOÍNO, TÃO INOCENTE, É UM COITADO, EXEMPLO DE TRASNPARÊNCIA E HONESTIDADE, NAS MÃOS DOS HUMORISTAS DO CQC.
Anônimo disse…
é dever dos políticos responderem as questões do povo, se o genoino fosse decente e falasse com o cqc não precisaria ir um moleque la. post lixo desse deve ser feito por alguém que concorda com aqueles ladroes de brasília, o cara e condenado e tala na mais tranquila paz, tenha dó.
Anônimo disse…
TRISTE FIM DA DANI CALABRESA....
CQC = LIXO !!!



TOTAL ALIEN
Anônimo disse…
GENOINO É UM LIXO !!!


TOTAL ALIEN
Anônimo disse…
Parabéns pelo comentário. Falam de Genoino sem conhecimento de causa, nem sabem por qual motivo esta na ação penal 470 porque ninguém sabe, nem o STJ. Julgamento de exeção manipulado pela grande imprensa.
Anônimo disse…
que sbsurdo de post defendendo um imundo, você não tinha algo melhor para postar?