Alvíssaras no STF


Tudo indica que Luís Roberto Barroso será o menos político dos ministros do Supremo Tribunal Federal


A escolha do advogado Luís Roberto Barroso para o Supremo Tribunal Federal pode ter sido uma decisões mais acertadas da presidente Dilma Rousseff até aqui. Refletida, amadurecida e tomada após um processo que consumiu seis meses de entrevistas e negociações, ela deve contribuir para recolocar nos seus devidos eixos a suprema corte brasileira.

Cauteloso, Barroso evitou dar quaisquer declarações sobre o julgamento da Ação Penal 470, que entrará em nova fase no segundo semestre, mas mandou um recado importante para o Congresso, que fará sua sabatina, e para os próprios colegas, ao dizer que "decisão política toma quem tem voto". Uma mensagem que atinge, sobretudo, o ministro Gilmar Mendes, que, recentemente, abriu uma crise institucional ao impedir que uma lei sobre fidelidade partidária tramitasse no Congresso.

Barroso chegará ao STF no momento em que a mercadoria que o Brasil mais necessita é justamente a harmonia entre os poderes – ou, como bem definiu o ex-presidente Lula, uma situação em que cada macaco permaneça no seu galho. Pelo que demonstrou até agora, o novo ministro também não será verborrágico, evitando cair na tentação de se transformar num personagem midiático. Afinal, Barroso se preparou a vida toda para ser um ministro do STF – e não uma celebridade.

Por último, seu posicionamento em temas relacionados aos direitos civis, como a união homossexual, a interrupção da gravidez e o uso de células-tronco, é também animador. Os ataques recebidos até agora de personagens trevosos como o pastor Silas Malafaia, na verdade, depõem a favor do novo ministro.”

Comentários