Ao inaugurar estádio Mané Garrincha, Dilma volta a criticar 'pessimistas de plantão'


Dilma e o governador do DF Agnelo Queiróz
ao lado de operários que trabalharam nas
obras do estádio

Jogo de estreia da arena de Brasília erá na tarde deste sábado (18), na final do campeonato do Distrito Federal


A presidenta Dilma Rousseff inaugurou hoje (18) o Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília, que sediará um jogo da Copa das Confederações e três da Copa do Mundo de 2014. Durante o ato, Dilma deu o simbólico pontapé inicial no gramado do estádio e criticou os "pessimistas de plantão", afirmando que o Brasil fará "a melhor copa de todos os tempos'.
“Diziam que nós não iríamos construir os estádios, que eles não ficariam prontos. Pois o que nós estamos vendo são estádios construídos e sendo entregues, e não são quaisquer estádios. Ao dizer da beleza deste estádio Mané Garrincha, eu queria dizer para vocês que em todos eles me deu extremo orgulho notar, primeiro, a qualidade das instalações, a modernidade das instalações (…) Isso mostra a capacidade que os pessimistas de plantão diziam que não teríamos", disse a presidente. “Nós vamos fazer a melhor Copa do Mundo de todos os tempos", concluiu.

Ela afirmou desejar que os estádios sejam usados para atividades culturais, esportivas e educacionais, deixando como legado um espaço de convívio para a população.

O primeiro jogo no Mané Garrincha será hoje à tarde, na final do campeonato do Distrito Federal, o Candangão, entre as equipes do Brasília e do Brasiliense.

O jogo de estreia ocorre com 97% das obras concluídas e com 30% da capacidade de público. Segundo o Comitê Organizador Local da Copa, o percentual é definido pela Federação Internacional de Futebol (Fifa). No jogo desta tarde, poderão ser ocupados 22 mil dos 71 mil lugares. Os operários e demais convidados para assistir a partida ocuparão a ala inferior do estádio.
O jogo também servirá de teste para os funcionários que vão trabalhar na Copa das Confederações e na Copa do Mundo, especialmente os policiais que farão a segurança dentro e no entorno do estádio.

Arquitetura

A reforma da arena começou em 2010, incluindo a demolição da antiga estrutura. São mais de 218 mil metros quadrados de área construída.
O novo Mané Garrincha foi idealizado a partir de um conceito arquitetônico visto em vários monumentos da capital federal, que é característica marcante do arquiteto Oscar Niemeyer: a criação de um ambiente de colunas que precede a obra interna. No Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha, esse conceito serviu de inspiração para os 288 pilares que ficarão dispostos ao redor do edifício, formando a área de convivência e de acesso do público.”

Comentários