"Golpe". Assim Veja classifica o plebiscito


No editorial desta semana, a revista semanal da Editora Abril toma posição e afirma que o povo não está preparado para decidir sobre temas complicados, como a reforma política; "não se faz plebiscito para jogar nos ombros das pessoas o peso de decisões sobre o funcionamento de coisas complexas", diz o texto de Eurípedes Alcântara; ou seja: o povo é bom para protestar (especialmente contra o PT), mas não para decidir


Na lógica da revista Veja, o povo serve para protestar (especialmente se for contra o PT), mas não para decidir. É o que fica claro no editorial desta semana da publicação da Abril, chamado "Plebiscito é golpe".

De autoria do diretor de redação Eurípedes Alcântara, o texto é uma clara demonstração de elitismo conservador. "Não se faz plebiscito para jogar nos ombros das pessoas o peso de decisões sobre o funcionamento de coisas complexas. As pessoas não podem ser obrigadas a decidir exatamente como as instituições devem funcionar", diz o editorial.

Numa clara demonstração de ignorância, má-fé ou ambos, o editorial diz que os brasileiros foram às ruas para exigir a "reforma dos políticos, não uma reforma política". Ocorre que Eurípedes não é desinformado a ponto de desconhecer que são as instituições que fazem os homens. Por isso mesmo, o debate mais avançado em ciência política diz respeito ao melhor desenho institucional para as sociedades – uma vez que até pessoas de boa fé, num sistema corrompido, excessivamente dependente do capital privado, também se corrompem se for essa a lógica para se eleger e se manter no poder.

O plebiscito, ao discutir temas como o financiamento público de campanha, pode chegar à raiz do problema, mas o fato é que, na lógica de Veja, não faz sentido qualquer mudança. O que parece interessar é a permanência de um sistema viciado onde, a cada governo, os mesmos escândalos se repitam.”

Comentários

Anônimo disse…
Mas esta muito facil eles pois a esquerda nao esta se modernizando.

Eles falam isto que o post nos conta, de forma incoerente, mas sabem que a maioria vai se informar pelas redes sociais onde um slogan basta.

Enquanto isso a esquerda quer se manifestar em frente à globo. Politica pré redes sociais.

Sinto muito, mas traduzir em slogan este post, bem como o da sonegacao da globo e jogar nas redes sociais tem mais impacto.

Sei que é despolitizante, mas é o que nos resta apos termos um governo cuja politica de comunicacao social é "use o controle remoto". E ainda mantem figuras como paulo bernardo, gleisi hoffman, helena chagas, etc.

leonardo-pe disse…
olha: o cinismo dessa revista veja,passou dos limites do insuportável. quer dizer q o plebiscito é Golpe?mas como temos uma sociedade infantil q se expressa nas redes sociais e q vai atrás da mídia,é bem capaz dessa turma aderir ao discurso da mídia!
Unknown disse…
O editorial da revista VEJA é basicamente o mesmo das revistas ISTO É e ÉPOCA , o mesmo que a FOLHA DE SÃO PAULO , O ESTADÃO E JORNAL DO BRASIL , è o mesmo das cronicas da tv BANDEIRANTES , TV RECORD , TV GLOBO , MTV ; Plebiscito é golpe , só esquerdistas tatu bola , que não veem isso !!!!