Aecioporto ou será que Minas não é um imenso Maranhão?

Andrea e Aécio Neves: existe democracia e pluralidade em Minas? (Foto Governo de Minas Gerais)
Renato Rovai, Blog do Rovai

"O Maranhão foi transformado nos últimos anos pela mídia no lugar mais corrupto do país, onde não há limite entre o público e o privado. Há muito de verdade nesta tese. Afinal, a oligarquia Sarney, que governa há 50 anos o estado, é símbolo do uso da máquina pública, do controle da mídia e dos órgãos de fiscalização. Até os prédios públicos mais importantes têm Sarney no nome.

Mas o Maranhão não é uma ilha em meio a um Brasil republicano em que a esfera pública e privada são respeitadas. E talvez o melhor exemplo disso seja Minas Gerais.

Há muito que a oposição mineira reclama da falta de democracia no estado, questionando principalmente as relações de compadrio entre órgãos fiscalizadores e o Executivo do estado. Ao mesmo tempo, há falta de pluralidade informativa, já que todos os veículos de comunicação mineiros se submetem ao controle da irmã do ex-governador, Andrea Neves, famosa por seus telefonemas ameaçadores e por perseguir aqueles que ousam macular com reportagens a sacrossanta imagem o irmão. Há muito sobre isso na rede.

Agora, porém, abriu-se uma fenda na canoa dos Neves com a publicação da reportagem da Folha sobre o aeroporto construído na cidade de Claudio numa fazenda de um tio e que dista 5 quilômetros da fazenda de Aécio que, segundo ele, é o seu Palácio de Vesalhes (leia aqui a matéria da Piaui). E começam a ser revistas outras tantas denúncias que já haviam sido feitas por veículos independentes e mesmo por blogues e sites que resistiam ao cerco mineiro. Fórum, por exemplo, foi ameaçada via IstoÉ. Esta história ainda não foi esquecida por este blogueiro.

Hoje, o Estadão publica uma reportagem apontando que o esquema do aeroporto de Claudio teve inicio com o avô de Aécio (leia aqui) e em 2001 já havia sido motivo de investigação. Contudo, parte dos possíveis delitos cometidos já prescreveu. Ou seja, vai ficando claro como em Minas a coisa pública é tratada.

Há um mar de lodo a ser investigado. Com essas denúncias, Aécio perde o discurso da moralidade pública e da eficiência administrativa. Sobra a ele o discurso da direita raivosa, que provavelmente vai transformá-lo num candidato mais raivoso do que Serra.

Ao mesmo tempo, pode ser aberta uma trilha pra que estados do Sul e do Sudeste sejam discutidos. Por que, pela narrativa atual, coronelismo é coisa lá do Nordeste. Mas quem conhece um pouco o que se passa em gestões tucanas de São Paulo e Minas sabe que o buraco é mais em cima."

Comentários