Oposição ao governo de Minas pede apoio à CPI do 'Aero Neves'


Jornal GGN

"Após a repercussão de reportagem denunciando a construção de um aeroporto em terreno pertencente a um familiar do presidenciável Aécio Neves (PSDB), o bloco Minas Sem Censura, formado por deputados do PT, PMDB e PRB, vai recolher assinaturas para instalar uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar o caso.

A chamada "CPI do Aero Neves" precisa de 26 rúbricas para sair do papel. O bloco de oposição ao governo estadual – hoje capitaneado por Alberto Pinto Coelho (PP) – é formado por 21 deputados. Desde 2003, ano em que Aécio tomou posse do governo estadual, a ala de situação na Assembleia é sempre maior que a de oposição. Hoje, segundo a assessoria do Minas Sem Censura, os governistas somam 56 parlamentares – mais de dois terço da Casa, ou seja, nnúmero suficiente para blindar Aécio, se necessário.

De acordo com o bloco, a CPI tem como objeto as suspeitas de favorecimento a familiares de Aécio Neves, reveladas em publicação da Folha de S. Paulo do último domingo (20). O jornal afirma que o governo de Minas Gerais investiu quase R$ 14 milhões na construção de um aeroporto de pequeno porte em Cláudio, cidade de 25 mil habitantes. Próxima à Fazenda da Mata, de propriedade de Risoleta Neves, avó de Aécio, o espaço é operado, na prática, pela família do tio-avô, Múcio Guimarães Tolentino, dono do terreno.

Na tarde desta segunda (21), a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) afirmou que vai investigar a operação do espaço, ainda não registrado junto ao governo federal, e avaliar quais as sanções cabíveis."

Comentários