A Bahia vai enterrar os demos?

Altamiro Borges, Blog do Miro

"Num evento para mais de 150 jovens, promovido pela Federação dos Bancários da Bahia no final de agosto, muitas lideranças me garantiram que os demos, filhotes do falecido cacique ACM, não voltariam ao governo estadual nas eleições deste ano. Na época, as pesquisas indicavam folgada vantagem para Paulo Souto, ex-governador e ex-senador do DEM. Ele aparecia com mais de 40% das intenções de voto e a mídia nacional já dava como certa sua vitória e a ressurreição do DEM. O candidato Rui Costa (PT), ex-secretário do governador Jaques Wagner, não tinha nem 10% dos votos. “Não acredite em pesquisas na Bahia. Elas sempre mentem”, ironizou Emanoel Souza, presidente da federação dos bancários.

Agora, de forma surpreendente e estranha – mereceria até uma apuração mais rigorosa –, todas as sondagens indicam que Rui Costa já empatou com a velha raposa carlista. Segundo a pesquisa Ibope divulgada neste sábado (4), o demo e o petista tem 46% dos votos válidos. Lídice da Mata, do PSB, aparece com 5% e outros três postulantes somam 3%. Na maior caradura, o instituto informa que “na última semana, Rui Costa alcançou Paulo Souto e os candidatos podem se enfrentar no segundo turno”. Vale lembrar que a família ACM controla a afiliada de TV Globo na Bahia e que o Ibope também é conhecido nacionalmente como “Globope” devido às suas íntimas parcerias empresariais.

Em entrevista recente ao site Brasil-247, o governador Jaques Wagner já havia antecipado o clima amplamente favorável à continuidade da sua gestão na Bahia. “Já temos garantido o segundo turno. E eu acredito que pode acontecer o que aconteceu comigo em 2006. Nós temos pesquisas internas que apontam Rui Costa com 42%, contra 36% do candidato do DEM. Eu, sinceramente, acho que pode haver decisão já no primeiro turno. Rui Costa cresceu muito e é o único candidato que só faz crescer nas pesquisas. Os outros, ao contrário, só fazem cair. O vento está muito favorável. Eu repito: acho que pode acontecer com Rui o que aconteceu comigo em 2006”.

Mesmo no caso de segundo turno, a situação dos demos não será fácil. O velho carlista Paulo Souto está em queda, enquanto o jovem petista está em alta. Lídice da Mata sempre teve o apoio dos petistas, inclusive na sua eleição para o Senado, e seu partido participou até recentemente do governo Jaques Wagner. Ela só saiu candidata para reforçar o projeto nacional do PSB e a tendência é que apoie a eleição de Rui Costa no segundo turno. Com isso, o DEM poderá perder o único governo estadual que disputava com alguma chance. Confirmado este cenário, os demos caminharão inevitavelmente para a extinção e o inferno – caso o diabo autorize a péssima companhia!"

Comentários